Meteorito encontrado na Antártida indica que Marte já foi azul

Meteorito encontrado na Antártida indica que Marte já foi azul thumbnail
Um meteorito vindo de Marte encontrado na Antártida em 1984 possibilitou uma descoberta curiosa: o planeta vermelho pode ter sido azul há 4 bilhões de anos.Os cientistas calculam que o objeto ALH 84001 se desprendeu da superfície marciana há 15 milhões de anos. As moléculas de nitrogênio presentes no meteorito sugerem que o planeta já…

Um meteorito vindo de Marte encontrado na Antártida em 1984 possibilitou uma descoberta curiosa: o planeta vermelho pode ter sido azul há 4 bilhões de anos.

Os cientistas calculam que o objeto ALH 84001 se desprendeu da superfície marciana há 15 milhões de anos. As moléculas de nitrogênio presentes no meteorito sugerem que o planeta já foi coberto por água, o que lhe daria uma aparência muito diferente da atual.

“Os minerais de carbono geralmente precipitam dos lençóis freáticos. Por isso, essa descoberta indica um Marte molhado e rico em matéria orgânica, e que pode ter sido habitável e favorável ao início da vida. O começo de Marte pode ter sido similar à Terra”, dizem os pesquisadores em comunicado publicado na revista Nature Communications.

A descoberta foi feita pelo Earth-Life Science Institute (ELSI) no Tokyo Institute of Technology em parceria com o Institute of Space and Astronautical Science na Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA).

Outra possibilidade sobre a origem das moléculas de nitrogênio é que elas tenham vindo de outro planeta, e chegaram a Marte em outro meteorito.

“No início da história do Sistema Solar, Marte provavelmente foi atingido por quantidades significativas de matéria orgânica, por exemplo de meteoritos, cometas e partículas de poeira ricos em carbono. Alguns deles podem ter se dissolvido na água salgada e ficado presos no carbono”, explicam os cientistas.

Read More