NASA alerta: asteroide gigante vai passar ‘perto’ da Terra no fim de semana

NASA alerta: asteroide gigante vai passar "perto" da Terra no fim de semana 14 de fevereiro de 2020 3 Um asteroide considerado “potencialmente perigoso” vai se aproximar da Terra neste final de semana. Segundo a NASA, o corpo rochoso – que possui o nome “2002 PZ39” – estará a uma velocidade acima dos 54 mil…

NASA alerta: asteroide gigante vai passar “perto” da Terra no fim de semana

14 de fevereiro de 2020 3

Um asteroide considerado “potencialmente perigoso” vai se aproximar da Terra neste final de semana. Segundo a NASA, o corpo rochoso – que possui o nome “2002 PZ39” – estará a uma velocidade acima dos 54 mil km/h.

O Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS) teria detectado uma possível chegada mais “próxima” do nosso planeta para este sábado (15), às 8h05 da manhã (horário de Brasília). Apesar do alerta, a agência tranquilizou que não haverá qualquer risco.

A passagem será a uma distância de mais de 5 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ainda ser um espaço considerável, a níveis espaciais, o número é visto como “perto”. A rocha tem um tamanho estimado em 990 metros de diâmetro.

Caso houvesse o choque de um asteroide com esse tamanho no planeta, haveria chance de gerar eventos de extinção em massa, além de um inverno nuclear.

“Asteroides Potencialmente Perigosos (PHAs) são atualmente definidos com base de parâmetros que medem o potencial do asteroide em fazer aproximações ameaçadoras à Terra.”

NASA


Perto da Terra! Astrônomos descobrem planeta


Tech
13 Fev


Por pouco: asteroide gigantesco passará muito perto da Terra


Tech
15 Jan

Na sequência da sua trajetória, o 2002 PZ39 é esperado para continuar no Sistema Solar e se encaminhar às proximidades de Vênus. A previsão é que chegue no planeta apenas em 2034 – ano em que deverá passar perto da Terra novamente.

Vale lembrar que um outro asteroide – de quase 200 metros de diâmetro – também se aproximou do planeta terrestre em janeiro deste ano: o 2009 BH2.

O que você achou deste novo asteroide gigante que chegará perto do nosso planeta? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Read More